domingo, 14 de outubro de 2012







O TEMPO E O QUERER
aos meus alunos do 8º ano




… O Tempo tem uma característica especial; É em simultâneo infinitamente longo, superior às nossas expectativas, mas é também, pela nossa capacidade de o percepcionar, coisa tão breve quanto concebível e tão instante, que condiciona tudo na nossa vida. É tão importante, que não o podemos ignorar como medida fundamental. É mais importante saber que demoramos duas horas numa viagem, do que nomear a quantidade de quilómetros a percorrer. É mais importante saber que dispomos de uma hora para um trabalho do que saber a quantidade de palavras que vão ficar no papel.

É dentro deste grande denominador da nossa vida que temos de situar a nossa vontade, o nosso querer.

E aí, meus amigos, ou queremos ou não queremos. Somos forçados muitas vezes pelas necessidades de gestão da nossa vida, com igual importância, tanto a querer como a não querer. Até porque “não querer”, é também querer não fazer determinada escolha.

Resume-se tudo só ao querer: “querer sim” ou “querer não”.


Como somos pessoas, e porque o cérebro está em produção permanente de lembranças, de ideias novas, ou a resolver certos trabalhos mais práticos, que nos parecem temporalmente difíceis de concretizar, temos de saber escolher; Saber querer o que vamos fazer e como o fazer. E o que queremos mais, somos capazes de fazer; as outras coisas, se o tempo chegar, poderemos fazê-las também.




Fernando Fonseca *


*Escultor - Professor dos 2º e 3º ciclos (aposentado)

Sem comentários:

Enviar um comentário