quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O BANQUETE DA ABELHINHA


O BANQUETE DA ABELHINHA

Certo dia a Abelhinha arranjou nova casinha.
Assim que se instalou e a despensa arrumou, com favos de mel a recheou.
E exclamou:
- Tenho tanto mel e amigos, nenhum!
Apareceu então a Formiga Rabiga que a cumprimentou:
- Bom dia Abelhinha. Que linda que é a tua casinha! Dás-me um pouco do teu mel?
A abelha respondeu:
- Dou sim. Anda para a mesa e vamos provar. – E cantou - Amigos, não tinha nenhum. Melhor do que isso é ter um!
Preparavam-se para o banquete quando chegou a Borboleta Careta que e cumprimentou:
- Bom dia Abelhinha. Que linda que é a tua casinha! Dás-me um pouco do teu mel?
A abelha respondeu:
- Dou, pois! Anda provar o mel! E cantou. – Melhor que ter um amigo é ter dois!
Preparavam-se para o banquete, apareceu o Colibri Piripipi, que saudou:
Bom dia Abelhinha. Que linda que é a tua casinha! Dás-me um pouco do teu mel?
A abelha respondeu:
Dou sim! Senta-te connosco. Já tenho dois amigos, vês? E canto: - Mas melhor do que dois é ter três!
Preparavam-se para o banquete quando chegou o Ratinho Fininho. Cumprimentou:
- Bom dia Abelhinha. Que linda que é a tua casinha! Dás-me um pouco do teu mel?
A abelha respondeu:
- Dou, sim! Come que já está no prato. E cantou: - Melhor que três amigos é ter quatro.
Preparavam-se para o banquete quando chegou o Ouriço Roliço. Cumprimentou:
- Bom dia Abelhinha. Que linda que é a tua casinha! Dás-me um pouco do teu mel?
A abelha respondeu:
Claro que dou! É grande a alegria que sinto. E cantou:- Melhor que ter quatro amigos é ter cinco!
Preparavam-se para o banquete quando chegou a Raposa Rabosa. Cumprimentou:
- Bom dia Abelhinha. Que linda que é a tua casinha! Dás-me um pouco do teu mel?
Já tens tantos amigos!
A abelha explicou:
- Claro que dou! Mas olha que amigos não se fazem com leis. E cantou: - Há pouco tinha cinco amigos, contigo já são seis. Entra e prova o mel.
Preparavam-se para o banquete quando apareceu o Texugo Labrugo, que disse:
- Hum! Sinto um cheiro doce no ar! O que é que estão a preparar?
Responderam todos em coro: - Um banquete de mel para amigos.
E a Abelhinha: - És servido?
Então, o malcriado do Texugo Labrugo avançou, foi directo à despensa que desarrumou, mordeu os favos que estragou, comeu todo o mel que se entornou, lambeu o que sobrou, mais ninguém o provou e, pronto, acabou o conto

Recreado a partir do conto russo, “A mosca labrosca”
St.Annes on The Sea
16Nov2011
Fernando Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário